A importância do cooperativismo

Como surgiu o Cooperativismo?

Fazendo uma pesquisa sobre o cooperativismo, descobri que ele nasceu na Babilônia, com a função de arrendar terras para o plantio de um determinado grupo de pessoas.

Essa prática veio evoluindo no mundo aproximadamente em 1844, durante a revolução industrial, quando os operários eram explorados e trabalhavam em situação degradantes.

Na cidade de Rochdale-Manchester, no interior da Inglaterra, alguns operários começaram a se revoltar contra essa exploração, então um grupo de tecelões (27 homens e uma mulher, formaram a primeira cooperativa do mundo).

A ideia era conseguir comprar produtos em grandes quantidades, conseguindo melhores preços e dividindo igualmente para todos os cooperados, montando assim um armazém, ela cresceu tanto que chegou a somar 3.450 integrantes.

Esse movimento cooperativista chegou ao Brasil em 1889 em Minas Gerais no ramo agropecuário, e no Rio Grande do Sul, foi criada a primeira cooperativa, em 1902.

O que é o Cooperativismo?

O cooperativismo está além de um modelo de negócios, ele é uma filosofia de vida buscando transformar o mundo em um lugar mais justo, com oportunidades para todos.

Podemos ver que é possível unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo, onde pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo, em uma organização onde todos são donos do próprio negócio.

Observe os valores e impactos do cooperativismo.

Sete princípios do cooperativismo:

  1. Adesão Voluntária e livre
  2. Gestão democrática
  3. Participação econômica dos membros
  4. Autonomia e independência
  5. Educação, formação e informação
  6. Intercooperação
  7. Interesse pela comunidade

Os três tipos de sociedade:

  1. 1°Grau: Singular
  2. 2°Grau: Central ou federação
  3. 3 °grau: Confederação.

 

Agora que você já sabe um pouco sobre o cooperativismo, venha fazer parte da Supercampo que tem um DNA 100% cooperativista, buscando trazer agilidade e coletividade, onde a comunidade é fundamental, o mundo de marketplace tem chegado rapidamente para ficar e a Supercampo veio para unir esse universo com o agronegócio.

Quer saber um pouco mais?

Acesse supercampo.com conheça um pouco mais, e venha ser um parceiro Supercampo, esperamos por você.

 

Fonte: 2022 Geração Cooperação – Um projeto do Sescoop/RS.

Fonte: SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

 

Deixe um comentário