Como cuidar do seu jardim/Dicas de jardinagem

Na primavera, muitos de nós, apuramos o nosso olhar para as lindas flores que vemos em vários locais.

E durante a pandemia, fizemos do nosso lar, um local mais vivo, com mais cores e com mais plantas e flores, que tornaram os dias confinados, mais leves e divertidos.

E para contribuir e te incentivar a plantar ainda mais flores por aí, vou te listar algumas dicas importantes, que eu sigo, para manter meu jardim vivo, vibrante e saudável:

 

1. Começando.

Quando encontrar plantas em outros terrenos, de outros vasos ou cultivando-as a partir de sementes, e quiser trazer para o seu lar, confira ao redor destas plantas antes de transferir para o seu jardim, para se certificar de que estão livres de pragas e outros malefícios. Trazer plantas infectadas ou doentes pode prejudicar todo o seu jardim. Além das doenças das próprias plantas, insetos como pulgões, mosquitos e outros insetos, devem ser afastados com o uso de pesticidas apropriados ou outros métodos eficazes de extermínio, desde que não contamine o solo.

 

2.Regue da maneira correta.

A rega excessiva pode levar ao crescimento de fungos, manchas nas folhas e ervas daninhas prejudiciais à saúde. Respeite a frequência de rega, que a planta necessita durante as estações do e deixe o solo secar entre as regas para evitar saturação excessiva. O truque é manter o jardim bem regado, mas não encharcado, e evitar molhar a folhagem. Em vez disso, regue diretamente no solo. Isso é fácil de fazer ao regar manualmente, mas se você quiser automatizar as coisas, opte por um sistema de irrigação por gotejamento em vez de aspersores.

 

3. Prepare o solo.

O solo se desgasta e perde a vitalidade com o tempo, e volta e meia precisa ser renovado. Você pode comprar terra e todo o necessário para renovar o solo, em vários locais, logo, certifique-se de verificar a qualidade do solo do seu jardim, constantemente e substitua e faça os ajustes quando necessário. Uma dica é adicionar uma cobertura morta também, pois ela é útil para reter a umidade do solo de seu jardim. O material de cobertura morta mantém as ervas daninhas enfraquecidas e, ao mesmo tempo, oferece matéria orgânica ao solo quando ele começa a se degradar, o que é maravilhoso. Fertilizar seu jardim é outro método para mantê-lo saudável. Dependendo da espécie da plantinha que você está cultivando, use a quantidade certa de fertilizante e aplique de forma adequada para garantir que você não sobrecarregue suas plantas.

 

4. Limpe suas ferramentas de jardinagem.

As suas ferramentas devem estar sempre limpas e com condições de uso, para controlar doenças e evitar a transferência de bactérias ou elementos perigosos para o jardim. Além dos outros métodos de cuidado do jardim, as ferramentas limpas podem ajudar a manter o seu jardim saudável por mais tempo.

 

5. Ervas daninhas invasoras.

As ervas daninhas são as inimigas de um jardim bonito e vistoso. Elas podem sufocar as raízes de suas plantas saudáveis, ser abrigo para pragas e se tornar um incômodo desagradável. As ervas daninhas ocupam o espaço e os recursos que suas plantas poderiam estar usando, e precisam para sobreviver, portanto, remover ervas daninhas de seu jardim vai fazer com que ele esteja sempre saudável e em crescimento.

 

6. Protegendo dos pets.

Quem tem animaizinhos em casa, sabe o quanto é difícil cuidar da fina arte de cultivar plantas, e ao mesmo tempo compartilhar este ambiente com eles.

A dica que te damos é, monte uma barreira ao redor do canteiro do seu jardim, como uma cerca, por exemplo, para evitar que ao brincar ou fazer as necessidades, eles destruam suas plantinhas. As cercas mantêm o seu jardim seguro, ao mesmo tempo que deixa ele visível e exposto ao sol.

 

7. Use estacas na sua horta ou canteiro.

O estaqueamento, é a ação de envolver ou fixar gravetos no solo e amarrar os caules das flores ou outras culturas do jardim, a elas com um pano ou linha (você também pode usar uma treliça ou outro objeto). Usar estacas em suas plantas – como pepinos, pimentas ou tomates – auxilia no reforço dos caules e evita que se dobrem ou quebrem, mantendo-os em pé, firmes e saudáveis.

 

8. Que tal uma planta companheira?

As plantas companheiras, são aquelas que quando você planta uma variedade de culturas diferentes juntas, elas têm o objetivo de aumentar a produtividade do crescimento da plantinha, fornecendo polinizadores, evitando pragas e controlando o ambiente contra insetos maléficos. As plantas companheiras são uma ótima maneira de manter seu jardim e canteiros de flores saudável, dividindo o solo com as plantas certas, que contribuirão com o crescimento bem-sucedido das suas plantinhas.

 

9. Experimente canteiros elevados.

Ao usar canteiros elevados aos seus planos de jardim, você contribui significativamente para a longevidade da sua planta. Canteiros elevados são ótimos se você estiver começando na arte de cultivar plantas e flores, e deseja plantar uma variedade de espécies. Canteiros elevados oferecem um ambiente controlado, fornecem drenagem adequada e podem ajudar a manter o canteiro do seu jardim protegido de ervas daninhas e outras ameaças.

 

Curtiu essas dicas? Sabe de alguma outra dica infalível que nos ajuda a manter nossos jardins lindões? Então comenta aqui embaixo. Vou achar incrível a sua interação.

 

Não deixe de acessar a categoria CASA E JARDIM, no nosso site, que separamos especialmente para você!

Deixe um comentário