Para onde vai a soja produzida no Brasil?

O Brasil é o maior produtor de soja do mundo, seguido pelos Estados Unidos e Argentina. A soja é o principal produto exportado pelo país, e estima-se que as exportações da safra de 2021 devem alcançar 85,79 milhões de toneladas.

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) na safra 2020/21 a produção brasileira foi de 135,409 milhões de toneladas, enquanto a área plantada foi de 38,502 milhões de hectares e a produtividade de 3.517 kg/ha. É esperado para a safra 2021/22 que a produção aumente 4% em relação à safra 20/21, atingindo 142,789 milhões de toneladas.

Grande parte da soja produzida no brasil é exportada in natura. Outra parte, é destinada ao processamento do grão para produção de farelo e óleo de soja. Utilizado na alimentação de suínos, aves e bovinos, o farelo de soja é empregado nas fábricas como ingrediente das formulações de rações. Já o óleo vegetal, além dos usos alimentares, é uma matéria prima importante na fabricação de biodiesel, sendo este um combustível renovável composto por diesel de petróleo e óleo extraído de diversas oleaginosas.

Além do farelo de soja e óleo vegetal, porém em menor volume, há alguns outros usos para essa oleaginosa tão importante:

· Alimentação humana: Existe, é claro, o consumo do grão de soja in natura, mas a indústria alimentícia produz ampla variedade de produtos à base de soja ou com algum componente extraído do grão. Alguns desses produtos são: Óleo de cozinha, chocolate, tofu, temperos prontos, salsichas, margarina, maionese, bebidas prontas, sorvetes, leite e sucos de fruta. No Brasil, a Embrapa Soja lançou ao longo dos anos cultivares com características e qualidades pensadas especialmente para alimentação humana, uma vez que a soja é uma ótima fonte de proteína e apresenta excelente custo-benefício.

· Indústria farmacêutica: Apresenta benefícios comprovados no tratamento hormonal da menopausa e funções relacionadas ao combate dos radicais livres.

· Indústria de cosméticos: Presente em maquiagem, pomadas e cremes.

· Indústria química: Utilizado na produção de vernizes, tintas, adesivos, plásticos, fibras, revestimentos e espumas.

 

Fonte: Aprosoja

REFERÊNCIAS: APROSOJA BRASIL. A soja. Disponível em: https://aprosojabrasil.com.br/a-soja/. Acesso em 30/12/2021. APROSOJA BRASIL. Economia. Disponível em: https://aprosojabrasil.com.br/a-soja/economia/. Acesso em 30/12/2021.

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Acompanhamento da Safra Brasileira. Disponível em: https://www.conab.gov.br/info-agro/safras. Acesso em 30/12/2021.

EMBRAPA. Tecnologias de Produção de Soja. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1123928/1/SP-17-2020-online-1.pdf. Acesso em 30/12/2021. EMBRAPA. Soja: Alimentação e Saúde e Novos Usos: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/18123381/soja-alimentacao-e-saude-e-novos-usos. Acesso em 30/12/2021.

GAZETA DO POVO. 5 Usos da Soja Que Você Provavelmente Não Sabia: https://www.gazetadopovo.com.br/agronegocio/agricultura/de-tinta-a-remediocinco-usos-da-soja-que-voce-provavelmente-nao-sabia-dnfjboali5zqoksrgjlg4jw5p/. Acesso em 30/12/2021. USDA. World Agricultural Production. https://apps.fas.usda.gov/psdonline/circular

Deixe um comentário