Vai pegar a estrada? Veja os cuidados que você precisa ter com seu carro antes de viajar!

O período de Ano Novo é marcado por dias de descanso com a família e os amigos. Por isso, muitas pessoas decidem viajar para curtir os dias de folga – mas é preciso garantir que nenhum imprevisto aconteça no caminho.

Aí vem a importância de fazer uma revisão de férias. Acima de tudo pela segurança, mas também pelos custos; se está tudo em dia com seu veículo, você gasta menos com uma revisão de última hora e segue sua viagem com tranquilidade.

Então, que tal fazer um check-up antes de pegar a estrada?

 

Revisão do óleo

 

Vamos começar pelo óleo?! Parece algo tão simples, mas muitas vezes passa batido em uma vistoria.

Além de verificar o nível do óleo, é preciso checar se não é hora de trocá-lo. É bem melhor fazer a troca com um mecânico que você confia e com produtos com a qualidade que você conhece antes de viajar.

Certifique-se que o motor esteja frio antes de checar o nível do óleo. Quando o motor está quente, o óleo fica circulando. Isso faz parecer que o nível está mais baixo do que o indicado.

Uma dica é verificar logo de manhã, antes de ligar o carro.

A quantidade ideal irá variar conforme o modelo do veículo, mas para conferir basta retirar e limpar a vareta do óleo, depois colocar de volta e retirar outra vez, para ver onde o óleo está entre as marcas.

Se estiver muito baixo e não for a hora de trocá-lo, basta completar com o produto que você já está acostumado.

É interessante também aproveitar a troca de óleo para trocar o filtro de ar, pois a quilometragem para a troca dos dois é similar.

 

Verifique o caminho que você irá seguir com antecedência

 

Independente do lugar para onde você vai viajar com seu carro, é importante checar como é a estrada que você irá seguir, já que alguns percursos podem agredir mais algumas peças do que outras.

Por exemplo, o padrão das festas de fim e início de ano é ir para praia. Ao descer a serra, o freio e o câmbio serão bem mais utilizados e, caso eles não estejam em perfeito estado, você e sua família podem correr riscos com sua segurança no percurso.

Por isso, é importante revisar o sistema de freio, tanto o tradicional quanto o de mão. Sua revisão envolve as pastilhas e o fluido de freio. Você deve se atentar, também, com barulhos e ruídos; sempre são sinais de problemas.

 

Itens que não podem ficar de fora da revisão de férias

 

A direção, os pneus e o motor também são importantes na revisão de férias.

É importante que a direção não esteja com folga e que todo sistema seja revisado. Os pneus não podem estar carecas e bem calibrados, inclusive o estepe.

O motor precisa ser olhado minuciosamente por um profissional qualificado, já que quase tudo do veículo depende diretamente do funcionamento dele.

Se seu veículo apresentar fumaça escura, perda de potência ou falhas na hora de dar a partida, por exemplo, com certeza há problemas no motor que precisam ser verificados.

Por fim, lembre-se de checar o nível da água e itens básicos de segurança, como o cinto e o triângulo de sinalização.

Assim, você pode seguir viagem sem preocupação e com mais segurança, para aproveitar muito mais com aqueles que ama!

Deixe um comentário